Metodologia

A Metodologia Formativa é corroborada pelas recentes pesquisas em neurociência   (Edelman, 2000) segundo as quais o cérebro forma mapas das ações do corpo, os quais por sua vez, comunicam-se entre si, organizando redes sinápticas no cérebro.  A repetição regular de uma ação muscular estabiliza as novas sinapses e mapas cerebrais, re-configurando a estrutura neuro-motora de uma pessoa. A metodologia formativa trabalha com a organização voluntária de diferentes graus de esforço muscular a partir de uma dada postura emocional. A conexão existente entre a musculatura estriada, o córtex motor e a medula espinhal, constitui a base da prática formativa, que através do esforço voluntário, mobiliza a camada muscular e viabiliza o diálogo do corpo com o córtex e deste consigo mesmo e com outras partes do cérebro. A prática regular dos exercícios formativos possibilita modular e consolidar as novas posturas emocionais, dando-lhes estabilidade e duração. Desta maneira, podemos alterar anatomia e experiência, consequentemente reorganizando também os mapas neurais correspondentes. A possibilidade de regulação voluntária do tônus muscular afeta todo o interior do corpo e constitui um poderoso instrumento na construção de uma identidade pessoal.

Parafraseando Keleman,  a estrutura corporal de uma pessoa expressa sua
história pessoal, sua maneira de estar no mundo e de relacionar-se. Quando trabalhamos terapeuticamente com alguém, lidamos com a lógica daquela estrutura somática, ou seja, com suas regras internas. Cada forma somática tem uma lógica própria e um padrão emocional. Trabalhando com a estrutura somática através do método formativo, a pessoa pode influenciar seus padrões emocionais e cognitivos, gerando novos padrões de resposta e comportamento. O trabalho com a metodologia formativa possibilita à pessoa organizar um conjunto de valores pessoais desenvolvidos a partir de sua própria experiência.



Em julho de 2015 Leila Cohn entrevistou Stanley Keleman sobre o processo de envelhecimento e os desafios de ser mais velho na sociedade atual.
Leia a entrevista, clique aqui

Agora todos os vídeos com legenda em português
videos legenda
clique aqui para assistir

Formação Profissional 2018 Saiba Mais

Fale Conosco | Links