Histórico

O Centro de Psicologia Formativa® do Brasil foi fundado em 9 de abril de 1995, com sede no Rio de Janeiro, pela psicóloga Leila Cohn,  que desejava difundir a Psicologia Formativa® de Stanley Keleman e contribuir para a educação da sociedade brasileira.

Entre 1988 e 1994, Leila residiu na Califórnia, onde  estudou e trabalhou no Center for Energetic Studies,  junto a Stanley Keleman, tornando-se membro do grupo profissional do referido Centro em 1991.  

Similarmente à proposta de trabalho do Center for Energetic Studies  em Berkeley, Califórnia,  o Centro de Psicologia Formativa® do Brasil foi concebido para ser uma instituição promotora de eventos educativos e voltado também para a prática clínica. A programação do Centro inclui seminários, workshops, cursos, aulas de exercícios somáticos,  grupos terapêuticos e atendimento individual. Os programas são dirigidos às pessoas interessadas no seu crescimento pessoal e em aprender sobre o processo formativo da jornada humana.

Em julho de 1995  Stanley Keleman veio ao Brasil pela primeira vez, proferiu  palestras no Rio de Janeiro e em São Paulo e ministrou um workshop residencial em Itatiaia, Rio de Janeiro, apresentando-se assim pessoalmente à sociedade brasileira. Nesta ocasião celebrou-se também o lançamento do seu livro Corporificando a Experiência em edição brasileira.

Em 1997, Leila Cohn iniciou o primeiro programa do Centro voltado para formação profissional, sob a forma de seminários teóricos. Este programa tornou-se a base para a constituição da primeira turma de formação profissional em Psicologia Formativa® no Brasil, iniciada em 1998.  Em 2001 iniciou-se a segunda turma, cujo processo já se encontra concluído e atualmente, em 2006, encontra-se em andamento a formação da terceira.

Stanley Keleman voltou ao Brasil várias vezes nos anos seguintes, até 2001.  Por motivos pessoais, Keleman passou a limitar posteriormente suas viagens de longa distância.

O acompanhamento dos interesses e necessidades das pessoas envolvidas no processo de desenvolvimento do Centro levou à ampliação do grupo e à constituição de critérios de titulação dos seus membros.
Atualmente o Centro conta com uma equipe de oito terapeutas formativos, que desenvolvem trabalhos diversos dentro dos seus temas de interesse e pesquisa. Isto resulta numa rica diversidade de programas e numa robusta possibilidade de aprofundamento e crescimento através do intercâmbio de experiências e conhecimento.

Com o intuito de dar suporte à constituição da comunidade formativa, de aprofundar a formação profissional e de ampliar o contato com a comunidade em geral, foram realizados anual ou bi-anualmente vários Fóruns de Psicologia Formativa®, com apresentação de trabalhos por membros do Centro e convidados especiais. Cada Fórum tinha um tema específico e os temas versavam sobre tópicos pertinentes à vida cotidiana na sociedade contemporânea.

Em 2006, com inspiração nos programas de responsabilidade social, foi criado o “Projeto Tecendo Formas”, com o propósito de ampliar o acesso aos programas do Centro para  pessoas que tenham restrições de ordem econômica. O “Tecendo Formas” é voltado para ações de reorganização da vida pessoal e social que conduzam ao crescimento e ao auto-conhecimento.  O projeto abrange diversas modalidades de trabalho: atendimento individual, grupos educativo-terapêuticos e workshops. A participação nos programas se dá mediante critérios fundamentados na realidade sócio-econômica do interessado pelo  trabalho.

Também neste ano de 2006, a equipe do Centro participou, enviando diversos artigos, da organização do Festschrift (publicação comemorativa) em celebração aos 75 anos de Stanley Keleman, criador da Psicologia Formativa®. O lançamento do Festschrift, que será publicado nos Estados Unidos, será em 1º de outubro, na California e contará com a participação da comunidade formativa internacional. Quatro membros da equipe do Centro estarão presentes no evento.
 
Leila Cohn, diretora do Centro de Psicologia Formativa® do Brasil, vem mantendo diálogo constante com Keleman e sua comunidade profissional nos Estados Unidos e na Europa,  contato este que estabelece as bases de um esforço conjunto para manter viva a troca de experiências e conhecimentos relativos ao ensino do pensamento e método formativos. Este intercâmbio constante tem também como propósito contribuir para a organização e desenvolvimento de uma comunidade formativa internacional e para o enriquecimento dos  programas desenvolvidos no Brasil.

O Centro de Psicologia Formativa® tem com projeto futuro a organização e ampliação de redes formativas, nacional e internacionalmente, e para tal disponibilizamos uma programação de cursos à distância, cuja estrutura pode ser adaptada de acordo com a realidade dos grupos interessados.



Em julho de 2015 Leila Cohn entrevistou Stanley Keleman sobre o processo de envelhecimento e os desafios de ser mais velho na sociedade atual.
Leia a entrevista, clique aqui

Agora todos os vídeos com legenda em português
videos legenda
clique aqui para assistir

Formação Profissional 2018 Saiba Mais

Fale Conosco | Links